20 junho 2008

A menina que silenciou as Nações Unidas

Esta mensagem apresenta o discurso da menina canadiana Severn Cullis-Suzuki, na Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92, no Rio de Janeiro, em Junho de 1992.
Severn, na época com apenas doze anos de idade, foi, sem sombra de qualquer dúvida, uma dessas crianças que chegaram prontas a este mundo. E decididas, também, a lutar por ele...
Aos nove anos de idade, Severn Cullins-Suzuki, fundou a “Environmental Children´s Organization – ECO”, uma entidade formada por crianças que desejavam defender o meio ambiente.
Em 1993, aos treze anos de idade, a Doubleday publicou “Tell the World”, seu livro de 32 páginas de passos ambientais para famílias.
Ainda em 1993, na Cidade de Pequim, na China, recebeu uma condecoração por parte da Organização das Nações Unidas.
Em 1997, Severn Cullis Suzuki participou da Comissão da Carta da Terra, exercendo um cargo no Comité Director. Ela estava, na época, com apenas dezessete anos de idade.
Na primavera de 2002, auxiliou o lançamento do projecto Skyfish, baseado na Internet. Integrou o Painel Especial de Consultoria de Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU.
Severn promoveu uma série de programas de televisão, dentre eles Suzuki´s Nature Quest, programa para crianças que foi ao ar, em 2002, pela Discovery Channel.
Hoje, com 29 anos de idade, Severn é uma pessoa mundialmente conhecida pelo seu profundo envolvimento com as questões sociais e ambientais.

Sem comentários: