17 junho 2008

Acerte o Rumo para a sua Forma Ideal!


Patrícia França

Sejam bem vindos ao nosso projecto “Vida em forma”! Tenho certeza de que já estará fazendo uma grande diferença em sua vida na medida em que você percorre estas linhas.
Quando falamos em “perda de peso” ou “emagrecimento” continuamos a manter o foco de nossa mente no “peso”, ou seja, no “problema”.
Ninguém gosta de perder não é mesmo? Pense em o que mais você vai ganhar de valioso quando chegar a sua forma desejada.

Que tal pensar em SAÚDE, BEM-ESTAR SISTÊMICO ao invés de “perder peso” “emagrecer”...
Como é já sentir isso? Como soa?

Estudos sobre o sucesso mostram-nos que o primeiro passo para alcançá-lo é a boa formulação de nossos objectivos, porque nem sempre sabemos o que estamos procurando. E se isso for verdade, podemos estar bem diante da solução sem perceber.
Para isso, precisamos definir com antecedência o resultado o qual desejamos.

Depois e muitos anos vivendo na pele o “efeito sanfona”, fazendo dietas “insanas”, passando fome, tomando fórmulas loucas e me exercitando á exaustão, encontrei a paz e o equilíbrio saudável que antes jamais podia imaginar. Não sou a única pessoa a conseguir este feito.

Esta “indústria da forma” move milhões de dólares por ano.
Como sou psicóloga e trabalho com Programação Neurolinguística, Hipnose e Coach, reuni todas as informações práticas, que considero de fundamental importância. Tudo isso se transformou num curso, vivencial com o objectivo de passar adiante o outro olhar. Tenho certeza de que este novo olhar quando se misturar com o seu olhar, com tudo aquilo que o leitor já conhece e ainda vai aprender vai fazer uma grande diferença nas mudanças que estão prestes a acontecer.
Reuni todas as informações que considero de qualidade, aprendizados e ferramentas de trabalho para aqueles que ainda não quebraram o padrão sanfona ou ainda acreditam que não conseguirão chegar ao objetivo da forma desejada e permanecer. Isso pode já estar fazendo uma grande diferença!

Considero 5 os pilares mais importantes nesta dinâmica da forma ideal.
São eles: Genética, alimentação, exercícios, emoções, sono.


GENÉTICA
O peso ideal depende de inúmeros factores e devemos respeitar nossos limites e características pré-determinadas geneticamente. Antes de formular um objectivo corporal temos que reconhecer que temos uma estrutura. Uma pessoa com uma estrutura óssea larga, grande, jamais será um tipo longilíneo estilo modelo de passarela. Portanto seja realista e quando traçar a meta, leve em conta a sua estrutura. Todos podem ser igualmente esbeltos independente da estrutura física. A velocidade metabólica também é pré-determinada geneticamente. Tanto é que existem aquelas pessoas que são muito magras e comem o que querem. No entanto, existem formas de acelerar um pouco com alimentação e exercícios. Para isso é essencial o acompanhamento de um profissional competente.

ALIMENTAÇÃO
O mais importante de todos os pilares. É através da alimentação que repomos os elementos necessários á vida e ao bom funcionamento desta importante e fundamental máquina que é o corpo humano. Sem alimento o corpo não funciona direito e o cérebro fica burro. Uma dieta drástica feita que qualquer maneira, ficar muitas horas sem comer, é uma agressão ao corpo e muitas vezes o que acontece é a desaceleração do metabolismo. Perder mais do que 1 kg por semana pode ser prejudicial ao corpo. A balança não difere o que é água, gordura, músculo...Talvez aquele peso que você idealizou a vida inteira não seja o ideal para a sua estrutura!! Músculo pesa mais do que gordura! Esqueça o peso que você imagina que é o certo e lembre-se de pensar na sua forma ideal. Livre-se deste peso! Procure um profissional que vai avaliar a percentagem de gordura corporal e desenhar um esquema de alimentação que seja prazeroso para você. O prazer é importante!

EXERCÍCIOS
Já está mais do que provado que os exercícios são fundamentais para qualidade de vida. Além de melhorar a saúde como um todo eles promovem químicas benéficas, como a liberação de endorfinas que melhoram o humor, os pensamentos e lhe trazem uma sensação de bem-estar.

SONO
Quando dormimos estamos dando ao nosso corpo tempo para que ele se refaça. Muitos não sabem, mas quando dormimos e entramos no sono profundo nosso corpo libera uma hormona importantíssima que é produzida na hipófise conhecido com GH. Ele é o responsável por várias funções como: crescimento de unha, cabelo, refaz os tecidos, cicatriza os machucados e além disso ajuda no processo de queima de gordura. O GH só é liberado no sono profundo e tem um papel importante no transporte da gordura para dentro da célula, onde ela é queimada no “forninho” chamado mitocôndrias. Por isso dormir bem também ajuda no processo.

EMOÇÕES
Chamo de emoções todos os processos mentais e ou emocionais que podem estar empacando o alcance da meta da forma desejada. Pode ser uma crença, um padrão...
Este último pilar pode ser consciente ou não. Quando todos os pilares mencionados acima estiverem ajustados, de acordo com o seu estilo de vida e mesmo assim você se sentir “empacado”, é ai que vamos mexer!!

OBS: Isso vale para as pessoas que não tem disfunção endócrina. Um acompanhamento médico é fundamental.

Tudo isso e muito mais você encontra no nosso curso “Vida em Forma” que está ai para você ou para aquela pessoa que você vai indicar...
Entre em contacto connosco para ter o prazer de fazer esta viagem da Boa Forma! Tenha um Vida em Forma!
Increva-se também na comunidade VIDA EM FORMA no ORKUT!!!

Um beijo e até a próxima edição com dicas de uma Vida em Forma!

Patrícia França é Psicóloga, Hipnoterapeuta Licenciada e registrada na Grã-Bretanha, Coach, Master Practitioner e Trainer em PNL, escritora e conferencista internacional.

Sem comentários: