25 junho 2008

A Arte de Viver

Jair Moretti

A Busca da Felicidade e do Senso de Humor

A pessoa feliz não é aquela que se encontra em um determinado conjunto de circunstâncias, e sim aquela que possui um determinado conjunto de atitudes.

Hugh Downs

Alegre, jovial, enlevado, eufórico, exultante, como quer que você o chame, o sentimento de alegria é inspirador e satisfatório. É um estado no qual todos queremos estar, mas muitos de nós não sabemos como sentir alegria.
O que deixará você alegre e feliz? Encontrar o emprego ou o parceiro perfeito? Um carro novo em folha? A casa dos seus sonhos? Até mesmo as coisas que parecem produzir alegria têm os seus aspectos negativos. O emprego “perfeito” encerra responsabilidades e algumas delas você apreciaria, mas outras detestaria. Depois de conviver no dia-a-dia com uma pessoa, você descobre que o parceiro ideal tem defeitos. Os carros e as casas novos precisam de manutenção.
Vamos fazer de novo a mesma pergunta: “O que deixará você alegre e feliz?” A resposta é simples: você mesmo! Os sentimentos de alegria e felicidade, assim como as outras emoções, surgem de dentro de nós e não de fatores externos.
Vamos repetir o que temos dito o tempo todo: as emoções provêm dos nossos propósitos, convicções e pensamentos; coisas que podemos mudar.
As pessoas alegres assumem a responsabilidade pela própria felicidade. Elas também reconhecem o valor do humor. Uma vida sem senso de humor não leva à felicidade! Como afirma Garcy McKay: “Você pode viajar pela vida sem senso de humor, mas não apreciará a viagem.” Assim sendo, neste artigo, vamos também discutir como o humor contribui para um estado de alegria.
Como tem sido abordado em minhas palestras vamos refletir sobre o “glossário energizante”, que dá idéias de como podemos desenvolver o senso de humor e uma atitude alegre, e também desafiar qualquer pensamento negativo:

Abertura. Ser aberto, sincero e coerente significa que você é capaz de compartilhar o que sinceramente sente, acredita, pensa e experimenta sem tentar de nenhuma maneira manipular as coisas. Você se sente seguro para compartilhar as suas convicções sinceras e permitir que os outros façam a mesma coisa.

Aceitar e Afirmar. Criar declarações positivas que reforcem a auto-afirmação e aumentem a auto-aceitação. Por exemplo: “Sou uma pessoa capaz e segura. Tenho confiança em mim mesmo. Tenho um sentimento positivo com relação a esta experiência”.

Afinidade. Envolve acreditar que você está ligado aos outros como se fosse irmão ou irmã deles você nada tem a ganhar comparando-se com os outros ou explorando-os. Em vez disso, deixe que o companheirismo e a cooperação trabalhem para o bem de todos.

Alegria. A habilidade de desenvolver um sentimento de prazer, inspiração e entusiasmo. A alegria pode se desenvolver a partir do seu íntimo, das suas convicções e atitudes diante da vida, e não é apenas o resultado de acontecimentos externos e nem mesmo do feedback que você recebe.

Auto-estima e interesse social. A auto-estima é um sentimento de mérito e valor criado interiormente. Ele não depende das suas realizações; ele é apenas a aceitação total de quem você é com todas as suas qualidades e defeitos. O interesse social é a capacidade de dar e receber, e de cooperar com os outros. A combinação da auto-estima como interesse social resulta em sentimentos de satisfação, aceitação, entusiasmo e energia – um estado natural de euforia.

Bem-estar. Aprenda a alcançar o bem-estar físico e mental, assim como a gerar o bem-estar, e a sua energia vital aumentará enormemente. As convicções positivas, o exercício físico e os hábitos saudáveis contribuem para o bem-estar.

Compreender as suas convicções, sentimentos, valores, prioridades e metas o ajudará a se sentir mais à vontade consigo mesmo e mais bem-sucedido nos seus relacionamentos.

Confiança. Confiar nos seus julgamentos e sentimentos bem como nos dos outros. Aprender a tomar consciência dos seus sentimentos. A falta de percepção torna difícil confiar nos outros. Alem disso, as outras pessoas podem não confiar em você se não sentirem que tem confiança nelas.

Coragem. Estar disposto a fazer um esforço e se arriscar. Livrar-se das atitudes hesitantes, desanimadas e debilitantes.

Derrotar o desânimo. Desafiar qualquer pensamento de desânimo e concetrar-se em algum aspecto positivo do pensamento. Acreditar que cometer erros é perigoso ou que você precisa ser perfeito em tudo que faz restringe os seus movimentos. Quando você começa a reconhecer que é aceitável tentar, que os erros são apenas passos em direção ao sucesso, você passa a ter uma perspectiva diferente com relação ao seu potencial.

Emoções positivas. Ajudam a enxergar maneiras de afastar-se das emoções negativas e beneficiar-se da energia que se origina do fato de você ser positivo. As emoções positivas fortalecem as pessoas e oferecem um caminho para uma vida alegre, feliz e satisfatória.

Encorajar. A capacidade de enxergar os aspectos positivos, o potencial e as possibilidades de qualquer esforço. Quando você encoraja os outros, você também aprende a estimulas a si mesmo.

Entusiasmo. O anseio e o envolvimento com o processo global da vida em geral, uma abordagem entusiástica à vida. Você pode, por exemplo, decidir encarar as dificuldades da vida como desafios a ser enfrentados em vez de problemas a ser superados. Os desafios podem conferir energia e desencorajar.

Excelência. A excelência é o desejo de fazer o melhor possível, mas sem necessidade de comparações. Você pode sentir que “não é bom o suficiente” quando comparado com os outros, mas precisa entender que não precisa realmente ser melhor ou pior do que ninguém. Você tem que fazer o melhor que pode e aceitar o fato de que seu desempenho é único e digno de mérito.

Feedback. O feedback energiza um relacionamento se ele comunica com clareza e sensibilidade as suas atitudes e sentimentos á outra pessoa. O seu feedback não requer que o outro mude, mas abre a comunicação para que um entendimento mais claro do ponto de vista do outro tenha lugar. O feedback pode transmitir à outra pessoa: “Eis o que estou ouvindo você dizer!, “ Esta é a experiência que estou tendo de você”, ou “estou sentindo...”, ou "na minha percepção...".

Garra. Se você quer que alguma coisa aconteça na sua vida, como um emprego ou uma promoção, faça um esforço para consegui-lo. Esteja disposto a se arriscar em vez de ficar sentado esperando que o que você quer venha até você. A pessoa que tem garra é dinâmica e acredita nela mesma.
Igualdade. Ser igual não significa que você seja o mesmo que os outros. Quer dizer simplesmente que, no que diz respeito ao valor humano, você não é melhor nem pior do que ninguém. Como disse Rudolf Dreikurs: “Estamos todos no mesmo barco, com remos ligeiramente diferentes”. Quando você se interessa pela igualdade, você se concentra nas semelhanças entre você e os outros em vez de nas diferenças.

Largar mão. Ceder. Desistir, parar de se agarrar a coisas que precisam ser liberadas. Os antigos sentimentos da raiva, o desejo de vingança, a vontade de ir à forra, os pensamentos negativos só aumentam a sua infelicidade. Liberte-se do que é nocivo. Abra espaço para o positivo.

Levantar o astral. Descubra em alguém algo positivo que você possa apoiar e estimular. Externe seus sentimentos positivos e seu apoio para que a pessoa se sinta estimulada e mais capaz de enfrentar os desafios da vida. Dê uma “injeção de ânimo” na auto-estima da outra pessoa.

Meditação. Confere a oportunidade de clarear a mente e concentrar-se no positivo, por meio de um processo convergente energizante e que gera um estado de paz.

Parar de discutir. Ao parar de discutir, você reduz a tensão e a discórdia que frequentemente surgem de querer “ter razão”, tentar controlar as coisas ou fazer com que elas sejam do jeito que você quer. Se você estiver disposto a abandonar esses objetivos competitivos, não haverá motivos para brigar.

Receptividade. A capacidade de captar os sentimentos da outra pessoa, identificá-los e responder a eles com sensibilidade. Você pode fazer isso dizendo: “Consigo entender o que você esta sentindo. Você esta muito triste. Você parece zangado e aborrecido. Você parece sentir que as pessoas não estão sendo justas com você”.

Riso. O remédio para o espírito e a alma. Também já foi demonstrado que ele exerce consideráveis benefícios físicos e psicológicos. Quando você ri, você se sente melhor. É realmente bem simples.

Senso de humor. A capacidade de ver tudo de uma maneira sensata e razoável, ser capaz de enxergar o lado leve e engraçado de qualquer problema. As pessoas espirituosas têm a capacidade de realizar mudanças de percepção repentinas para ser capazes de enxergar o potencial positivo no que parece ser um evento negativo.

Valorização. O desenvolvimento do seu senso de valor pode ser ajudado pela auto-afirmação: você aprende a aceitar e declarar sentimentos e convicções positivos a respeito de si mesmo. Quando você verdadeiramente se valoriza, você se torna capaz de comunicar claramente aos outros que você dá valor a eles.

Viver no presente. Quando você vive conscientemente aqui e agora, você se conscientiza e valoriza sistematicamente o lugar onde você está em cada momento. Você não se dedica mais a olhar para o passado com arrependimento e culpa, e tampouco fica apreensivo ou receoso por causa do futuro. Em vez disso, você reconhece o valor preciso do momento presente.

Jair Moretti - Consultor de Empresas (Diretor da SCM-RH), Master e Trainer em PNL

Sem comentários: