30 junho 2008

Como Ser Feliz... Apesar dos Pesares


Vivemos em um mundo no qual as pessoas não sabem o que querem e estão dispostas a passar pelas piores coisas para consegui-lo.
(Donald R. Marques)

As pessoas felizes sentem-se bem a respeito de si mesmas, possuem uma elevada auto-estima, autocontrole e são expansivas. As características marcantes das pessoas felizes são o otimismo e a esperança. Elas acreditam que as coisas vão dar certo. As pessoas felizes assumem a responsabilidade pela sua vida, o que tende a melhorar a sua saúde e seu estado de espírito.

É claro que nem mesmo as pessoas felizes são felizes o tempo todo. Uma abordagem alegre e feliz à vida requer que você entenda que toda vida possui sua parcela de aflição. Ser feliz não significa exibir um sorriso permanente. Os planos nem sempre funcionam, todo mundo tem os seus dias desfavoráveis, e as pessoas próximas a você se machucam e até mesmo morrem. Ser feliz simplesmente significa que você esta basicamente satisfeito com a sua vida e os seus relacionamentos, que está tendo um boa dose de alegria. As pessoas felizes aproveitam a vida e aceitam os momentos difíceis com uma atitude “para cima”. Como disse certa vez o escritor Thomas La Mance: “A vida é o que nos acontece enquanto estamos fazendo outros planos”.

Se você não é essencialmente uma pessoa feliz, pense nas seguintes sugestões para aumentar a sua felicidade, algumas das quais se baseiam no trabalho de David Meyers, psicólogo e professor do Hope College em Holland, no Estado de Michigan:

Faça exercícios e tenha uma alimentação saudável. Quanto melhor você se sentir fisicamente, maiores as suas chances de se divertir na vida. É difícil, e talvez impossível, você se sentir emocionalmente “para cima” se estiver cansado e esgotado.

Relaxe com frequência. Você reduzirá o stress e equilibrará o espírito.

Durma o suficiente. O seu corpo precisa da “recarga” que o sono proporciona. Não passe a perna em si mesmo; você não ficará em sua melhor forma.

Desenvolva relacionamentos próximos. Compartilhe amor e sentimentos positivos. Somos seres sociais e não vivemos muito bem no vácuo.

Identifique suas convicções. Declare com firmeza as suas convicções e o seu relacionamento com Deus ou com o se Eu Superior. Aja de acordo com suas convicções.

Veja a vida e você mesmo a partir de uma perspectiva sensata e razoável. Não transforme os problemas em catástrofes e nem tenha uma reação excessiva diante das preocupações do dia-a-dia.

Seja optimista. O que você tem a perder se esperar que as coisas dêem certo?

Cultive o respeito mútuo. Você não pode esperar que os outros o respeitem se não tiver respeito por si mesmo. Ao mesmo tempo, respeite os outros. Compreenda que todo mundo, inclusive você, merece ser respeitado.

Sinta orgulho do seu trabalho. Compreenda que o trabalho de cada pessoa, não importa a tarefa desempenhada, representa uma contribuição à sociedade.

Estabeleça metas e expectativas realistas. O que você pode razoavelmente esperar de um determinado empreendimento ou situação?

Descubra actividades divertidas e dedique-se regularmente a elas.

"VIVA TUDO QUE PODE AGORA, PORQUE VIVER É A ÚNICA COISA QUE VOCE NÃO PODE DEIXAR PARA DEPOIS"

Jair Moretti – Consultor de Empresas (Sócio-Diretor da SCM-RH) – Master e Trainer em PNL

Sem comentários: