26 junho 2008

Me empresta a sua carteira?

Sam Jolen

Titulo estranho não? Fazer o que, eu precisava chamar sua atenção de alguma forma, e pode ter certeza que deu certo, afinal carteira é algo bastante pessoal, e até muitas vezes o ponto fraco de alguns. Pense quantas pessoas tem permissão de mexer na sua? Aposto que é um número pequeno, afinal, se você chega de surpresa, e encontra alguém revirando a sua carteira, aposto que ia ficaria com uma pulga atrás da orelha. Afinal é na carteira que guardamos nossos documentos, cartões de crédito, e principalmente o dinheiro.
Da mesma maneira, pergunto, você seria capaz (ou louco) de sair na rua agora, e entregar a sua carteira ao primeiro estranho que passasse? Poderia até dizer para o desconhecido: “será que você poderia segurar minha carteira um pouco? Eu já venho”. Aposto que se você tem um pouco de bom senso, com certeza não faria isso. Costumo usar bastante esse exemplo, e quando peço uma explicação do porque você não deixa sua carteira com uma pessoa qualquer na rua, costumo ouvir em 99% das vezes uma resposta mais ou menos assim: “como eu não conheço a pessoa, não posso confiar nela”
Provavelmente seja essa a sua resposta, e pode ter certeza que é a minha também. Afinal se minha mãe aparecesse segurando a minha carteira, não me importaria, pois não existe pessoa que eu possa conheça mais do que a minha mãe. A grande questão, é que de maneira alguma confiaria minha carteira a uma pessoa que eu nunca tenha visto antes, pelo simples motivo de que não posso confiar em alguém que não conheço. Essa é uma crença que pode ser desafiada facilmente, afinal você até pode encontrar ao acaso na multidão uma pessoa que seja boa e honesta, mas se você quer fazer o teste por conta e risco, vá em frente, mas com a sua carteira.
Talvez você esteja se perguntando nesse momento, “mas por que será que o Sam perderia o tempo dele escrevendo um artigo sobre emprestar carteira?” A grande verdade é que isso nada mais é do que uma grande metáfora sobre a vida. As pessoas são todas diferentes umas das outras, porem existe uma pergunta que ouço sempre, independente de onde esteja. É mais ou menos assim: “Sam, como eu faço para ter mais confiança?” ou algo como “Como eu posso ser mais seguro?”. Essa é uma grande dúvida de bilhares de pessoas no mundo todo, até mesmo eu já me perguntei isso varias vezes. E a melhor resposta que encontrei, por incrível que pareça tem a ver com a história da carteira.
Se você não confiaria nem a sua carteira a um estranho, quem dirá sua própria vida. E é exactamente isso que acontece, muitas vezes não somos seguros pois não nos conhecemos da maneira como deveria ser. E isso acaba gerando uma sensação de “entregar o controle da sua vida a um desconhecido”, mesmo que esse desconhecido seja você mesmo.
Pare e pense, será que você realmente se conhece como deveria? Pois é exactamente daí que a auto-segurança nasce. Quando nos conhecemos, sabemos quem somos e para onde estamos indo. Consequentemente passamos a agir de maneira muito mais confiante, tomando atitudes com muito mais facilidade e assumimos muito melhor os riscos e os desafios que surgem durante o caminho. Parece um bonito discurso, mas é exactamente essa a chave para a conquista.
Resumindo, a maneira de ser uma pessoa mais segura e tomar decisões com mais confiança, nada mais é do que se conhecer melhor, deixando de ser um estranho para si próprio, e passando a ser alguém que você sabe como irá reagir diante das mais diversas situações. A pergunta que surge agora é: “Como posso fazer para me conhecer melhor?”, e essa é uma daquelas questões dignas de serem respondidas por uma frase de Albert Einstein: “Existem perguntas tão boas, que não deveriam ser respondidas rapidamente”. Peço para que você pense e chegue as suas respostas, e depois disso compartilhe com os outros e também comigo e as pessoas que estão lendo esse artigo. Me envie por e-mail, e quando você ler a continuação desse artigo, verá todas as sugestões de como podemos fazer para nos conhecermos melhor. Vou ficar esperando.


Pergunta: Como podemos fazer para conhecermos melhor a nós mesmos?


Envie para o email contato@samjolen.com.br

Um grande abraço Sam Jolen

Sem comentários: