O tema crenças pode ter conotação religiosa, nos remete a fé. Em Programação Neurolinguística crenças são as generalizações que fazemos sobre outros, sobre o mundo e sobre nós mesmos. Isto porque acreditamos que são verdadeiras as experiências que vivemos em família, entre amigos e mestres e, realmente, são verdadeiras por representarem os valores fundamentais, referências para o nosso estilo de vida.
Contudo, há que se questionar, pois as aparências podem não ser a realidade. Existem crenças fortalecedoras que nos ajudam a atingir objectivos relevantes, outras, entretanto, agem como se fossem amarras ou correntes que nos impedem de agarrar as oportunidades que batem às nossas portas.
A mudança de padrão mental começa ao assumirmos que o modo de pensar está confortável, porém não nos levará além do lugar comum. Desconfie quando perceber que a sua carreira está apenas seguindo o fluxo sem grandes expectativas. Desconfie quando seus sonhos continuam sendo sonhos. Pergunte a si mesmo, o que poderia ser diferente disso?
Existem várias estratégias em PNL para promover a mudança de crenças. A técnica “Metamodelo” é uma delas. São perguntas que nos motivam a reflectir, a escutar os outros e a nós mesmos.
A técnica “Metamodelo” é uma ferramenta extraordinária para colectar informações, especificar uma mensagem, uma crença e entender os significados. Compreende um conjunto de instrumentos com os quais podemos construir uma comunicação mais clara. Ao aplicarmos essa técnica, podemos identificar limites e ampliar as escolhas. Para isto, faz-se uma sequência de perguntas usando: O que; Quem; Qual; Como; Onde; Quando e Porque. O “Porque” é útil para extrair o valor, o significado pessoal.
Uma pratica indicada para se conscientizar do padrão de pensamento e do padrão das pessoas do convívio, é prestar atenção nos diálogos. Observar a construção das frases e palavras mais usuais. Há indícios de crenças limitantes quando você ou alguém pronuncia: “eu não consigo”; “eu não posso fazer isso”; “é difícil”; “isso não é para mim”; “todo mundo é assim”.
Sou capaz de apostar que entre seus familiares, amigos e colegas de trabalho têm pessoas com padrões de pensamentos optimistas. Aquelas entusiastas que descrevem tão bem os seus sonhos que você, praticamente, consegue ver a realização e, surpreendentemente, depois de algum tempo, presencia a celebração do que foi anunciado. O que as diferencia? Seria a motivação por um propósito maior, um projecto de vida?
Uma das crenças que afecta muitas pessoas é que “ganhar dinheiro é difícil”, se for o seu caso exercite e perceberá a diferença ao reescrever o que quer em vez disso. Comece com uma mudança simples, substituindo a palavra difícil por “ganhar dinheiro não é fácil”. Desafie novamente e poderá chegar a uma nova sentença mais específica e positiva, como: “Eu posso ganhar dinheiro com as habilidades que possuo”.
Um exercício que recomendo é o mapeamento das crenças. Pegue uma folha de papel e relacione suas crenças. Avalie cada uma delas, separe aquelas chamadas de fortalecedoras, que impulsionam em direcção aos objectivos e desafie as demais.
Para desafiar uma crença usando a técnica “Metamodelo”, um bom exemplo a explorar é: “ganhar dinheiro é difícil” ou poderá escrever a sua própria crença e usar as questões a seguir para especificar o significado e, talvez, decidir pela mudança.
1-O que exactamente você quer dizer com isso?
2-Todas as pessoas do seu relacionamento acreditam que ganhar dinheiro é difícil?
3-Se ganhar dinheiro fosse fácil, o que isto lhe proporcionaria?
4-E você conseguindo isto, como se sentiria?
5-E com esse sentimento, o que você faria de diferente para ganhar dinheiro mais facilmente?
6-Quem vai se beneficiar com isso? Quem mais?
7-Quando vai começar?
8-Como vai saber que conseguiu?
Tenha em mente que você pode mais do que acredita ser capaz. Presenciamos um lindo espectáculo recentemente, as olimpíadas de Pequim. Fiquei impressionada com a determinação da atleta Russa que já havia conquistado a sua medalha de ouro no salto com varas e se desafiou a quebrar o próprio recorde. Qual é realmente o nosso limite? Acredite em você!
Contudo, há que se questionar, pois as aparências podem não ser a realidade. Existem crenças fortalecedoras que nos ajudam a atingir objectivos relevantes, outras, entretanto, agem como se fossem amarras ou correntes que nos impedem de agarrar as oportunidades que batem às nossas portas.
A mudança de padrão mental começa ao assumirmos que o modo de pensar está confortável, porém não nos levará além do lugar comum. Desconfie quando perceber que a sua carreira está apenas seguindo o fluxo sem grandes expectativas. Desconfie quando seus sonhos continuam sendo sonhos. Pergunte a si mesmo, o que poderia ser diferente disso?
Existem várias estratégias em PNL para promover a mudança de crenças. A técnica “Metamodelo” é uma delas. São perguntas que nos motivam a reflectir, a escutar os outros e a nós mesmos.
A técnica “Metamodelo” é uma ferramenta extraordinária para colectar informações, especificar uma mensagem, uma crença e entender os significados. Compreende um conjunto de instrumentos com os quais podemos construir uma comunicação mais clara. Ao aplicarmos essa técnica, podemos identificar limites e ampliar as escolhas. Para isto, faz-se uma sequência de perguntas usando: O que; Quem; Qual; Como; Onde; Quando e Porque. O “Porque” é útil para extrair o valor, o significado pessoal.
Uma pratica indicada para se conscientizar do padrão de pensamento e do padrão das pessoas do convívio, é prestar atenção nos diálogos. Observar a construção das frases e palavras mais usuais. Há indícios de crenças limitantes quando você ou alguém pronuncia: “eu não consigo”; “eu não posso fazer isso”; “é difícil”; “isso não é para mim”; “todo mundo é assim”.
Sou capaz de apostar que entre seus familiares, amigos e colegas de trabalho têm pessoas com padrões de pensamentos optimistas. Aquelas entusiastas que descrevem tão bem os seus sonhos que você, praticamente, consegue ver a realização e, surpreendentemente, depois de algum tempo, presencia a celebração do que foi anunciado. O que as diferencia? Seria a motivação por um propósito maior, um projecto de vida?
Uma das crenças que afecta muitas pessoas é que “ganhar dinheiro é difícil”, se for o seu caso exercite e perceberá a diferença ao reescrever o que quer em vez disso. Comece com uma mudança simples, substituindo a palavra difícil por “ganhar dinheiro não é fácil”. Desafie novamente e poderá chegar a uma nova sentença mais específica e positiva, como: “Eu posso ganhar dinheiro com as habilidades que possuo”.
Um exercício que recomendo é o mapeamento das crenças. Pegue uma folha de papel e relacione suas crenças. Avalie cada uma delas, separe aquelas chamadas de fortalecedoras, que impulsionam em direcção aos objectivos e desafie as demais.
Para desafiar uma crença usando a técnica “Metamodelo”, um bom exemplo a explorar é: “ganhar dinheiro é difícil” ou poderá escrever a sua própria crença e usar as questões a seguir para especificar o significado e, talvez, decidir pela mudança.
1-O que exactamente você quer dizer com isso?
2-Todas as pessoas do seu relacionamento acreditam que ganhar dinheiro é difícil?
3-Se ganhar dinheiro fosse fácil, o que isto lhe proporcionaria?
4-E você conseguindo isto, como se sentiria?
5-E com esse sentimento, o que você faria de diferente para ganhar dinheiro mais facilmente?
6-Quem vai se beneficiar com isso? Quem mais?
7-Quando vai começar?
8-Como vai saber que conseguiu?
Tenha em mente que você pode mais do que acredita ser capaz. Presenciamos um lindo espectáculo recentemente, as olimpíadas de Pequim. Fiquei impressionada com a determinação da atleta Russa que já havia conquistado a sua medalha de ouro no salto com varas e se desafiou a quebrar o próprio recorde. Qual é realmente o nosso limite? Acredite em você!
“Se o pensamento corrompe a linguagem,
a linguagem pode também corromper o pensamento”.
George Orwell
Noscilene Santos vai intervir como oradora no 1º Congresso de Coaching e Programação Neurolinguística - PORTUGAL
É brasileira, sócia fundadora da empresa People Training. Certificação Internacional em Coaching pelos Institutos: ICI - Internacional Association of Coaching Institutes e ECA - European Coaching Association.
Possui especialização em Gestão Empresarial. Licenciatura em Comunicação Social e Administração de empresas. Formação em Hipnoterapia Ericksoniana; Master Trainer em Programação Neurolinguística.
Actuou como executiva no mercado financeiro. .
É palestrante e facilitadora em treinamentos in company desde 1999.
noscilene.santos@peopletraining.com.br
Possui especialização em Gestão Empresarial. Licenciatura em Comunicação Social e Administração de empresas. Formação em Hipnoterapia Ericksoniana; Master Trainer em Programação Neurolinguística.
Actuou como executiva no mercado financeiro. .
É palestrante e facilitadora em treinamentos in company desde 1999.
noscilene.santos@peopletraining.com.br
3 comentários:
mto legal o artigo, mas o q preciso fazer, após responder as perguntas da técnica?
Olá Marcio,
As respostas normalmente são encontradas quando localizamos as causas. Nossos comportamentos, a linguagem que usamos, muitas vezes, são reflexos do que aprendemos na fase da infância. Portanto, o caminho é descobrir de onde vem, como você aprendeu a ser como é, de que modo seus pais reagiam a circunstâncias semelhantes. O Autoconhecimento é o caminho das respostas que buscamos.
Abraços
Noscilene Santos
São Paulo, Brasil
Gostei muito do artigo, tem alguma forma prática para substituir as crenças limitantes pelas crenças fortalecedoras, se tiver algum artigo aqui nesse blog, pode responder com o link. Obg
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