26 maio 2008

Porque as pessoas insistem sempre nos mesmos erros?

Sam Jolen

Não é segredo para ninguém, as pessoas costumam fazer coisas idiotas, e não é porque estou escrevendo esse artigo que também sou diferente. Eu também faço coisas idiotas não só uma, mas diversas vezes, e pior, com alguma esperança de que tenha um resultado diferente. Há um tempo atrás, comecei a notar isso nos outros, e sempre quando me perguntava, “Nossa porque será que fulano não enxerga o erro e faz algo diferente?”, parava para pensar quantas vezes na minha própria vida, também cometi erros estúpidos, um atrás do outro, e, se alguém tentasse dizer que eu estava fazendo tal coisa, sempre me defendia.
Quem nunca insistiu em algo que sabia que não ia dar certo? Eu mesmo, voltei inúmeras vezes a ter um relacionamento amoroso com uma pessoa, mesmo sabendo que não iria dar certo, e se me perguntassem porque estava fazendo aquilo, diria que estava dando uma nova chance. No fim a lógica acabava fazendo com que tudo fosse para seu devido lugar, e quem não era para estar junto, não ficava. Mas dessa época ficou uma grande lição, e uma grande pergunta. Porque as pessoas fazem isso? Porque se enganam e insistem no mesmo erro e continuam no mesmo caminho, se sabem que o final vai ser sempre o mesmo. Quando penso nesse assunto, é inevitável lembrar de uma piada que ouvi quando era mais novo.
Dois loucos estavam assistindo um jogo de futebol pela televisão, quando o juiz marcou um pênalti. Imediatamente um virou para o outro e disse, “Quer apostar 5 reais como ele vai fazer o golo?” E o outro sem nenhuma hesitação respondeu, “É claro”. O jogador pegou espaço, correu, chutou e bateu para fora. O louco que perdeu a aposta tirou 5 reais do bolso e deu para o outro. O que recebeu o dinheiro ficou sem jeito, olho para o perdedor e se entregou, “Amigo, eu quero contar que essa aposta não foi justa, a gente está assistindo a reprise do jogo, e eu já havia assistido esse jogo mais cedo, e já sabia que o jogador iria errar o pênalti”. O outro virou para ele, e respondeu “Amigo, agradeço sua honestidade, mas acho que você não se lembra, eu assisti o jogo com você, e sabia que essa é a reprise, porem eu estava torcendo tanto que tinha certeza que dessa vez ele ia acertar o pênalti”. Ouvi essa história na minha infância, e me marcou para sempre. A primeira vista foi só uma piada como outra qualquer, porem ela tinha muito mais sentido do que apenas conseguir algumas risadas. Uma das definições de loucura é, fazer a mesma coisa e esperar um resultado diferente. No meu seminário Jardim de Diamantes uso um trecho do famoso desenho dos Simpsons onde o personagem principal Homer Simpsons tenta fazer uma instalação ilegal de telefone. Ele sobe no poste e liga o fio no Plug vermelho, e toma um grande choque. Ele então liga o fio no Plug verde, e mais uma vez toma outro grande choque. Liga então novamente no vermelho, o mesmo que tinha tentado na primeira vez, e é claro, tem o mesmo resultado, quarta tentativa, liga o fio nos plugs vermelho e verde ao mesmo tempo, e mais um choque. Mas ele não desiste, e mais uma vez volta ligar o fio no Plug vermelho, e é claro, outro choque e um monte de risadas.
É muito engraçado isso na televisão, mas o único problema é que fazemos isso na nossa vida o tempo todo. Eu por exemplo, mesmo tento esse pensamento totalmente claro na minha cabeça, as vezes me flagro quase repetindo erros do passado, onde tenho total certeza de um final ruim. Daí vem a grande pergunta, onde está o caminho certo? E eu te respondo, se eu soubesse, eu colocaria em uma embalagem bem bonita e vendia em todas as lojas, porque isso iria vender MUITO. Pois a grande realidade é que nunca ira existir uma verdade absoluta de comportamento que sirva para todas as pessoas da Terra. Digo mais, talvez não exista nem mesmo uma verdade que sirva exactamente para duas pessoas. Afinal cada um tem sua própria definição de objectivo e de realização pessoal, e seria um grande erro achar que o que é certo para mim, pode ser certo para você.

“A felicidade vem da sua própria definição de caminho”
Sam Jolen

A grande conclusão disso tudo, é apenas uma. Sempre que for tomar um passo importante, e quiser ter um resultado positivo que possa te levar mais longe, se pergunte: “Onde estou querendo chegar?”
É claro que apenas com essa pergunta você não mudará sua vida, pois só quem pode fazer isso é a resposta a que você ira chegar. Mas quem controla isso é você. Avalie suas acções do presente, e mude sua vida. Tome atitudes que vão fazer a diferença, e você será sempre uma pessoa muito mais realizada. E Lembre-se, você é a pessoa mais importante do seu mundo.
Um grande abraço,
Sam Jolen.
Sam Jolen é especialista em coaching para o Sucesso. Desenvolveu um programa de coaching inédito no Brasil, e vem conseguindo a cada dia, resultados cada vez mais espectaculares para as pessoas e para as empresas. É Coach certificado pela ICI International Association of Coaching-Institutes de Berlim. Trainer em Programação Neurolinguística e Hipnólogo certificado pela Academia Internacional de Hipnologia Clínica y Experimental de Navarra – Espanha

Sem comentários: