20 maio 2008

As Sete Características das Pessoas de Sucesso





(Anthony Robbins)



O Sucesso não é um acidente. A diferença entre as pessoas que produzem resultados positivos e
aquelas que não o produzem não é uma qualquer espécie de rolar aleatório dos dados.
Existem padrões de acção consistentes e lógicos, caminhos específicos para a excelência, que estão ao alcance de todos nós.
Alguma vez se perguntou sobre o que um Spielberg e um Springsteen podem ter em comun? O que é que um John F. Kennedy e um Martin Luther King Jr. Partilhavam que fez com que afectassem tantas pessoas de uma forma tão profunda?
Todos eles conseguiram levar-se a si próprios a empreender acções efectivas no sentido da realização dos seus sonhos.
Contudo, eu acredito que há sete características fundamentais da personalidade que todos eles cultivaram dentro deles próprios, sete características que lhes dão fogo para fazer o que quer que seja preciso para ter sucesso. São igualmente sete os mecanismos básicos que podem despoletar e assegurar o seu sucesso:

1 – PAIXÃO
Todas as pessoas descobriram uma razão, um propósito que as consome, lhes dá energia e quase as obceca, que as leva a fazer, crescer e a ser mais!
A paixão dá a vida poder, essência e significado. Não há qualquer grandeza sem a paixão em ser grande, quer se trate de um atleta ou de um artista, de um cientista, de um pai ou um homem de negócios.

2 – CRENÇA
As nossas crenças acerca do que somos e do que podemos ser determinam com precisão o que seremos. Se acreditarmos que a nossa vida está definida por limites estreitos, subitamente tornámos esses limites reais.
O que acreditamos ser verdade, o que acreditamos ser possível, torna-se no que é verdade, no que é possível.
As pessoas que têm sucesso sabem o que querem e acreditam que podem conseguir

3 – ESTRATÉGIA
Uma estratégia é uma forma de organizar recursos. Quando Steven Spielberg decidiu tornar-se realizador de cinema, estabeleceu um percurso que o levaria ao mundo que queria conquistar. Estabeleceu o que queria aprender, quem precisava de conhecer e o que precisava de fazer.
Tinha paixão e tinha crença, mas também tinha a estratégia que fazia essas coisas funcionarem no seu máximo potencial.
Qualquer grande homem do mundo do espetáculo, político, pai ou empregador sabe que não é suficiente ter os recursos para se ser bem sucedido. Deve-se utilizar esses recursos da forma mais eficaz. Uma estratégia é o reconhecimento de que os melhores talentos e ambições também precisam de encontrar o rumo certo.

4 – CLAREZA DE VALORES
Os valores são sistemas de crenças específicos que nós temos acerca do que é certo ou errado para as nossas vidas. São os juízos que fazemos acerca de tudo aquilo que faz com que a vida valha a pena se vivida. Muitas pessoas não têm uma ideia clara sobre o que é importante para elas.
Frequentemente, os indivíduos fazem coisas em relação às quais, posteriormente, se sentem infelizes, simplesmente porque não têm a certeza sobre o que acreditam, inconscientemente, estar certo para eles e para os outros. Quando olhamos para os grandes sucessos, são quase sempre pessoas com um sentido claro e fundamental acerca do que realmente interessa. Todos tinham
visões diferentes, mas o que tinham em comum era uma base moral fundamental, uma consciência de quem eram e das razões pelas quais faziam o que faziam. Um entendimento dos valores é uma das mais recompensadoras e provocantes chaves para atingir a excelência.

5 – ENERGIA
As pessoas de excelência pegam nas oportunidades e moldam-nas. Vivem como que obcecadas com as maravilhosas oportunidades de cada dia e com o reconhecimento de que a única coisa de que ninguém tem em quantidade suficiente é tempo.
Há muitas pessoas que têm uma paixão em que acreditam. Conhecem a estratégia que a asseguraria e os seus valores estão alinhados, mas simplesmente não têm a vitalidade física necessária para empreender a acção.
O grande sucesso é inseparável da energia física, intelectual e espiritual que nos permite fazer o melhor a partir do que temos.

6 – PODER DE ESTABELECER LAÇOS
Quase todas as pessoas de sucesso têm em comum uma capacidade extraordinária de estabelecer laços com os outros, a habilidade de se relacionarem e de desenvolverem relações com pessoas com passados e crenças variados.
Os grandes sucessos têm a capacidade de criar laços que os unem a milhões de outras pessoas.

7 – DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO
A forma como comunicamos com os outros e connosco determina, em última análise, a qualidade das nossas vidas. As pessoas que têm sucesso na vida são aquelas que aprenderam a aceitar qualquer desafio que a vida lhes dê e a comunicar a sua experiência a si próprios de uma forma que as leve a mudar as coisas com sucesso.
O que têm em comum é a capacidade de comunicar uma visão, uma busca, uma alegria ou uma missão.

1 comentário:

Unknown disse...

Nenhum Parágrafo cita exemplos de nenhum título. Não transmite a PAIXÃO ou ENERGIA a que o próprio escritor se refere.