28 maio 2008

A Arte de transformar sonhos em objectivos


Noscilene Santos

Qual é o seu sonho?
A Programação Neurolinguística, ciência que estuda o comportamento humano, entre várias técnicas que ela nos oferece, tem uma fantástica para estruturar um projecto a partir de um sonho. É a “Estratégia Disney”, ela é brilhante porque separa os momentos: Sonhar, Planear e Avaliar.

A maioria das pessoas costuma sonhar, planear e criticar simultaneamente. Esse modo de pensar, muitas vezes, leva a desistência de uma ideia excelente. É comum, nesses casos, a pessoa concluir precipitadamente que “isto é impossível”. Ao analisarmos do ponto de vista da “Estratégia Disney”, percebemos que o sonho fica mais nítido quando separamos os contextos. O sonho ganha corpo, alma e sabedoria.

Um sonho... o que é um sonho? Uma definição extraída do dicionário diz que “o sonho é uma ideia acalentada, aspiração, ideal. Desejo intenso e vivo.” Aplicando a Estratégia Disney nessa “ideia acalentada” ou “desejo intenso e vivo”, o sonho poderá se transformar em realidade, pois a estratégia é uma maneira de se fazer algo para alcançar um objectivo.

Para começar a exercitar essa técnica basta ter um sonho. Sabendo-se o que quer, sinta-se como se estivesse assistindo a um filme em que você é o actor ou actriz principal realizando o seu sonho. Com curiosidade você irá prestar atenção em todos os detalhes e na sequência passo a passo. Vale exagerar no resultado. Vivencie o que você realmente quer, não importa o quanto vai custar. Este é o momento sonhador e representa a alma.

Na segunda etapa faz-se o planeamento. Uma vez que você já vivenciou o sonho, vai saber exactamente o que precisará fazer para conseguir o seu objectivo. Este é o momento de colocar a “mão na massa”, levantar dados, separar documentos, pesquisar, enfim, ter uma visão geral das necessidades. O Realizador representa o corpo.

E na terceira etapa entra o “Crítico” ou avaliador. É o momento de observar o sonho e o planeamento. Analisar se o tamanho e as acções estão congruentes. O Crítico representa o conhecimento, por isto poderá aceitar ou não o que está planeado. Em caso de rejeição, o crítico vai sugerir mudanças. Retorna-se a posição de sonhador e inclui as novas informações. Sonhou? Assuma a posição do planeador e faça os ajustes. Ajustou? Vá ao crítico e perceba se está adequado.

Finalizando as três etapas, você acaba de transformar um sonho em objectivos, a missão agora é elaborar um plano de acção, definir o cronograma e indicadores para acompanhamento das metas, lembrando que a flexibilidade e a ecologia são factores de grande importância em um projecto.

Como ilustração, se o seu sonho é comprar ou trocar de carro, após vivenciar os passos da estratégia Disney, especifique-o com objectividade e riqueza de detalhes como: cor, tipo de bancos, som, tipo de combustível, ano e modelo. Os indicadores que confirmam se você está indo em direcção ao objectivo, são: pesquisa de preço, recursos financeiros, busca de informações com especialistas, test-drive, cotação do seguro etc. O cronograma bem definido facilitará o cumprimento das actividades do plano de acção e, com isto, a meta tende a ser alcançada no prazo determinado.

Noscilene Santos é Coach Internacional certificada pelo International of Coaching Association Institutes e European Coaching Association, Máster Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística. Licenciada em Comunicação Social e Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial.
Contacto: noscilene.santos@peopletraining.com.br

Sem comentários: