06 novembro 2008

Crescer ou crescer, eis a razão!


1° Congresso de Coaching e Programação Neurolinguistica
por Sam Jolen

No último final de semana passei por momentos incríveis, dois dias inteiros compartilhando experiências e conhecimentos com pessoas de diversos cantos do planeta, sobre os mais variados temas possíveis, mas sempre com o mesmo foco, a “Excelência Organizacional”. O palco desse encontro memorável foi o Centro Cultural de Belém, e os personagens que participaram desse mega evento eram 15, cada qual com sua maestria, compartilhando e colocando a prova o crescimento pessoal e profissional, independente da origem, idioma, costumes e áreas de actuação.


As pessoas começaram a lotar a sala logo na sexta-feira pela manhã, um a um rostos iam chegando, com uma expectativa que deixava no ar um mistério sobre o que iria acontecer. A recepção do evento foi muito bem orquestrada, e era perceptível que os participantes estavam sendo tratados como verdadeiros reis e rainhas, algo muito importante, ainda mais quando se esta abordando um tema como a excelência organizacional, pois um ambiente em que os elementos se sentem valorizados possui muito mais condições de atingir o sucesso planeado.
Dentro do horário previsto o evento começou com uma grande surpresa, todos foram convidados a caminharem pela sala, se cumprimentando, e aprendendo a olhar para seus semelhantes de uma maneira que nunca haviam feito antes, no começo pareceu algo difícil, mas pouco a pouco o ambiente de um congresso internacional, foi tomando um ar de um grande encontro de amigos recém descobertos. Sorrisos estavam por todos os lados e não era preciso ser nenhum tipo de vidente para saber que o evento seria um grande sucesso.
Tudo foi correndo como o previsto; o que se via no palco era algo raro em qualquer lugar do mundo, especialistas subindo ao palco e entregando um menu farto que misturava conhecimento das mais variadas áreas possíveis, fazendo com que todos os presentes experimentassem as mais diversas formas de alcançar um verdadeiro crescimento pessoal e profissional.
Um ponto negativo desse congresso logo veio à tona, era muito pouco tempo para muitas mentes brilhantes, foi uma pena ter que se despedir de um palestrante depois de uma hora de apresentação, quando era totalmente perceptível que ele tinha ainda muito a oferecer, e que tínhamos todos muito a aproveitar sobre o seu tema. Mas logo percebi que aquilo foi feito para que todos nós sentíssemos um gostinho de quero mais, algo que abrisse o nosso apetite para o crescimento. Na hora me veio uma frase incrível na cabeça, que foi dita pelo grande empresário Ray Kroc, o homem transformou o Mcdonald´s de uma lanchonete de família, na maior rede de restaurantes do mundo, ele sempre dizia “O verde sempre amadurece, enquanto o maduro só apodrece”. Palavras sábias, vindas de alguém que sempre estava disposto a aprender, pois quando nos fechamos para novas informações, aceitamos nossa ignorância que pensa já saber de tudo.
Mais incrível que as grandes palestras que tivemos, também tenho que ressaltar a deslumbrante beleza do Centro Cultural de Belém dividida por todas as partes para onde era possível olhar. O palco tinha como pano de fundo um belíssimo espelho d água, o delicioso almoço tinha vista para o mar com direito a barcos a vela cortando a paisagem, e até na hora da saída tínhamos um grande vislumbre do Mosteiro dos Jerónimos todo iluminado e tomando conta da paisagem nocturna.
Durante as integrações e os intervalos, era possível ver no rosto das pessoas o quanto cada um estava aproveitando o evento, alguns sorriam, outros ficavam apenas introspectivos, só uma coisa era certa, todos estavam tendo um grande aprendizado com tudo aquilo. O que deixou mais claro essa mensagem foi o final do evento, onde todos se reuniram a frente do palco para uma foto de todo o grupo, com os palestrantes e os participantes. Após muitos abraços e apertos de mão de despedida, pouco a pouco a sala do Centro Cultural de Belém foi se esvaziando, até que ficasse totalmente deserta. Como diz um ditado, se duas pessoas se encontram e trocam um euro entre si, cada um vai embora com a mesma quantia que chegou, mas se duas pessoas se encontram e trocam conhecimentos, cada um sai com muito mais do que antes.
Quero deixar um agradecimento especial para cada um dos participantes e para a grande troca de energia que aconteceu ao longo do congresso. Tenho certeza que durante os 2 dias de evento muitos insights brotaram em suas mentes, e muitos projectos que pareciam antes impossíveis agora ganharam novas chances para se tornarem realidade. A todos vocês mando os meus parabéns e um até logo.


Pois o próximo congresso já está marcado para 16 e 17 de Outubro de 2009.


Até lá!

Sam Jolen
27 de outubro de 2008

Sem comentários: