20 agosto 2008

Inteligência Emocional e Sexualidade

André Percia e Patrícia Franca


A sexualidade é um aspecto importante na dinâmica sistémica de vida do ser humano e traz muitas pessoas aos consultórios de terapia e Coaching. Ao atender estas pessoas temos a oportunidade de possibilitar que as mesmas tenham uma vida sexual mais harmónica e saudável, ficando desta forma em equilíbrio com toda a sua vida emocional interior.
Viver a sexualidade com inteligência emocional requer uma maior disponibilidade para fazer distinções, que são necessárias a gestão das emoções. Implica em reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre na medida em que se escolhe permitir-se apto para adequá-lo as situações, direccionando-as e aprendendo com elas. Reconhecer um sentimento no outro também faz parte de viver Inteligência Emocional, afinal, sexo é uma experiência a dois, onde é possível proporcionar prazer e motivar o parceiro enquanto se motiva e sente prazer.
De acordo com a Neurociência, pensamentos e emoções estão associados a uma rede neuronal. Alguns destes pensamentos ou sentimentos são “bons”. Os bons resultados podem ficar ainda melhores. Os resultados ainda uma última vez significados como “ruins” podem ser transformados, criando novas conexões neurais. Vamos mostrar através de exercícios como é possível encontrar novas formas de mudar estas conexões produzindo resultados cada vez melhores, inteligentes e saudáveis. Experimentando a Inteligência Emocional a vida sexual, pode transformar outros aspectos da vida também. É como o efeito dominó. A vida é uma rede sistémica de inacreditáveis e infinitas possibilidades prazerosas
Experimentamos o sexo com os cinco sentidos. Quando temos o foco no presente, em todas as emoções e sensações temos a possibilidade de experimentar o sexo de forma mais profunda e saudável. Não existe certo ou errado quando o assunto é sexo. Acreditamos que uma vida sexual saudável acontece quando está de acordo com os nossos valores e regras. Quando estamos congruentes com nossos valores e regras, aumentamos as chances de construir uma vida sexual prazerosa e saudável.
Torná-la melhor e refiná-la é como fazer um cocktail de infinitas possibilidades e escolhas!




André Percia de Carvalho é psicólogo, escritor, 22 anos ministrando cursos e palestras sobre assuntos relacionados a mente humana, 18 anos de sólida experiência como psicoterapeuta, hipnoterapeuta, coach. MBA em Gestão pela Qualidade Total (UFF) e consultor. Full Member da International Parapsychological Association e autor de livros como “Aprendiz de Feiticeiro”, “Gol de Cabeça”, “Extraordinary Dreams”, “Sonhos Exóticos”, “Casas Mal-Assombradas” e de paper em periódicos académicos e populares diversos. Certificado internacionalmente como Master Practitioner e Trainer em PNL.


Patrícia Franca é Psicóloga, Pós-Graduada em Psicologia Junguiana na PUC, com certificação internacional em Hipnoterapia, membro da English Hypnosis Association. É Master Practitioner e Trainer em PNL e Coach com certificação internacional. Desenvolveu um trabalho com pacientes em hospitais (CTI). Ministra cursos de formação em PNL assim como workshops em diversas áreas visando o aprimoramento humano e seu desenvolvimento em vários níveis. Consultora empresarial na área motivacional, escritora e conferencista internacional.





Patrícia Franca, Michael Grinder e André Percia no V Congresso Latino Americano de PNL (2007), em Salvador (Brasil)








Patrícia Franca e André Percia no VI Congresso Latino Americano de PNL (2008), onde apresentaram o tema PNL e Sexualidade

Sem comentários: